domingo, 29 de janeiro de 2012

Comunidade e Network

Zygmunt Bauman é um dos sociólogos contemporâneos que eu mais admiro. Especialmente porque ele consegue colocar uma linha de raciocínio extremamente atual, clara, concisa e embasada, consegue discernir e analisar diversos do problemas da, usando sua expressão, modernidade líquida.
Dentre todas as coisas interessantes que ele fala nesta entrevista, chama a minha atenção a diferenciação entre comunidade e network e a atual condição de uma multidão de solitários em que vem se transformando a sociedade.



Comunidade, laços humanos e o compromisso com o outro são valores que também fazem parte do conjunto de valores cristãos. Se ao longo da Bíblia podemos encontrar, tanto no Primeiro quanto no Segundo Testamento, um Deus que resiste à discriminação, exploração e opressão, seria de esperar que esses que se dizem cristãos estivessem buscando mais e mais estabelecer comunidades que buscassem o tal equilíbrio liberdade-segurança, o tivessem como objetivo, não para um, mas para todos que elas alcançassem. Não?

Esses dias, bem por acaso, um amigo me pediu pra escrever um sermão sobre relacionamentos, eu bem acho que ele queria que eu falasse sobre como deve ser um casamento baseado em Ec4.9-12, porque ele me deu o tema relacionamento (ante o tema eu pensei em 1Pe) e esse texto. Bom, daí eu fui estudar o texto. Achei muito complicado fazer uma divisão formal e também uma divisão por assunto do livro de Eclesiastes.  Por que os assuntos são recorrentes e entremeados. Mas descobri um livro de resistência. Ainda vou estudar mais, isso aqui é só um começo, sem traduções próprias e muitas pesquisas de termos, nem uma prolongada exegese..
Enfim, para mim, a perícope inicia em 4.7, mas essa perícope faz parte de uma maior que inicia em 3.16 e vai até 4.16. Qual minha surpresa... toda esse trecho maior fala na verdade de relacionamentos, mas não de casamento.

Vamos lá, minha divisão inicial por assunto:

3.16-22 => injustiça
     4.1-3 => opressão
           4.4 => inveja/ competição
                4.5,6 => egoísmo
                          4,7,8 => solidão vinda da ganância
                          4.9 => parceria que gera lucro
                4,10 => companheirismo/suporte
           4.11 => aconchego/ acolhimento
      4,12 => resistência/ proteção mútua
4.13-16 => ??? (Aqui exige um pouco mais de trabalho pra entender o trecho)

Aqui temos em 4.7-9 um centro de oposição.

Também podemos tentar dividir o texto procurando por marcas, A expressão "é vaidade" aparece em vários versículos: 3.19, 4.4, 4.8, 4.16. Bom, daí a perícope teria que começar em 3.1.
Chama a atenção o verbo ver, temos esse verbo em: 3.16, 3.22, 4.1, 4.3, 4.4, 4.7, 4,15.
Mas o que eu achei na divisão acima foi  bem interessante, contrapôs os interesses individualistas com tudo que os laços humanos podem gerar.

Tudo isso só pra gente pensar um pouco.
A reflexão que ainda fica em minha mente é sobre que caminho podemos tomar para fazer das comunidades cristãs comunidades de laços humanos. Que ao mesmo tempo consigam sobreviver no mundo onde o padrão é a mudança, a fragmentação, interdependência. Uma comunidade engajada em que não seja fácil deletar um laço. Que não seja capaz de ignorar o sofrimento de alguns e colocá-los como "impessoas" para que nosso dia a dia menos dolorido.

Ou será que o caminho da comunidade cristã é fazer parte da multidão de solitários? E os valores que reconhecemos na Bíblia são valores ultrapassados para o modo de vida atual?

Tem mais perguntas que respostas aqui...


Nenhum comentário:

Postar um comentário